quarta-feira, 10 de junho de 2009

Living cool... Sofás, Sofás e mais Sofás

Aqui temos um sofá descontraído e grande, com almofadas que se podem sempre deslocar de lado em lado segundo os caprichos de um bom descanso. Confortável no mínimo...
A cor neutra conjuga com a simpliciadade do tapete e deixa viver os restantos elementos deste ambiente, como o revestimento das paredes em tijolo à vista, as almofadas coloridas que estão em cima deste sofá, o móvel azul de desenho oriental, a baqueta estofada com flores que lhe está imediatamente em frente e a cadeira azul clara de Ray and Charles Eames.




Com mesma ordem de idéias temos outra sala bastantes simples que vive pela cor aplicada nas paredes e pela paleta variada nos vários objectos e almofadas aqui usadas. O sofá é também bastante grande com um aspecto confortável e descontraído. Aqui usou-se um modelo mais romântico com capas removíveis com um desenho muito ao estilo inglês.
Como interessa viver a decoração deste ambiente, todo o mobiliário incluindo este grande sofá são de cor branca com um aspecto "hand-made" muito pouco formal.
Assim temos sempre em destaque como já havia referido, os objectos, os candeeiros e as almofadas postas sobre o sofá criando um ambiente muito "cosy " e pouco sofisticado.









Nesta sala, ao contrário das duas anteriores, temos as paredes pintadas de branco e o solho de madeira corrido e envernizado. Faz-se então notar o desenho do sofá de veludo castanho escuro e as duas cadeiras que lhe estão imediatamente à direita. A tónica de conforto mantem-se e pode ver-se que o desenho deste sofá bem como o material com que é estofado transmite essa mesma sensação, embora seja este um desenho mais refinado e actual. Não menos refinado é o desenho das cadeiras que embora sejam peças anónimas têm neste ambiente um lugar importante.
Quero também salinetar que o tapete que cobre o pavimente nesta sala tem também um papel extraordinariamente importante neste ambiente tranzendo forma, dimensão e história ao espaço.
Detalhe interessante e com graça nos globos que expreitam subtilmente para fora da janela e que ficam na
retaguarda do sofá ajudando a ampliar este espaço.

Este espaço é uma simples biblioteca onde podemos ver as paredes revestidas com estantes lacadas de branco e um grande tapete de lã também em cor branca. Ao fundo na parede de topo encontram-se duas janelas que fornecem a luz natural a esta biblioteca.
O sofá de apoio ao fundo está enquadrado nestas duas janelas e faz ângulos de 90º com as duas paredes revestidas com as estantes.
O aspecto deste sofá é sem dúvida mais rígido que os anteriores não tendo aqui a mesma função que nos mostraram os outros. Existem mais dois assentos nesta biblioteca, um já conhecido (cadeira de Ray e Charles Eames) e uma peça mais divertida com o desenho de um elefante provavelmente para os pequenos da casa poderem iniciar as suas leituras.

Na imagem seguinte vemos um espaço mais clean com peças de design mais cuidado. Um sofá grande ao fundo enquadrado com as duas gravuras postas na parede sobre este. A paleta escolhida é igualmente mais sóbria transformando este espaço num ambiente mais simples a anónimo.









As dua póximas imagens mostram-nos um sala jovem com mobiliário divertido e despreconceituosa mas com um sentido de espaço bem definido e gosto pelos materiais, cores e texturas.
Temos novamente a cedeira de Ray e Charles Eames já aqui várias vezes mencionada em outros ambientes comjugada com uma cadeira com estrutura em madeira simples e com assento em lona às riscas criando já a dualidade entre uma peça de bom design misturada com uma simples cadeira de jardim ou praia. A lona às riscas vai jogar em plena harmonia com o estofo azul claro do sofá grande com uma textura lisa e brilhante.
O vinil aqui usado cria no ambiente um factor de sofisticação acompanhado pelo tapete de pele de vaca que reveste parcialmente o pavimento desta sala.
Sobre este sofá temos um conjunto de panos e mantas que lhe tiram parte do aspecto pouco confortável do vinil.
Nas paredes uma composição de flores em tom de natureza morta são conjugadas com apenas uma tira de papel de parede com pássaros bastante clássico e bem ao estilo de decoração inglesa.
Uma mesa de apoio ao centro coberta de livros compõe esta sala divertida mas pensada e vivida.












2 comentários:

  1. Adorei este post! Ambientes diferentes mas com identidades próprias e interessantes. Fazer reflectir a nossa peronalidade através da decoração de um espaço é uma tarefa tão complicada...
    Parabéns meu querido! Pelo teu excelente, sofisticado, requintado, rico, especial e único gosto. Pela tua inciciativa e empreendedorismo. Pela tua capacidade de reinvenção e pela coragem também!
    Os "meus" interiores, sempre que possível, terão a tua assinatura!
    Bjos
    MX

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas tuas Palavras grandes...
    Estarei sempre disponível para os "teus" interiores e para dar-me à tua amizade.
    Bjuh,
    Henrique

    ResponderEliminar