sábado, 23 de maio de 2009

Finn Juhl, 1912 -1989



O estranho grafismo do nome de Finn Juhl forma parte da extensa lista de gestores do Movimento Moderno Dinamarquês.
O seu legado foi talvez um pouco abafado por outros nomes, de qualidade inquestionável, como Hans Wegner (já aqui trazido no blog) ou Arne Jacobsen, que trabalharam o conceito de mobiliário na mesma direcção, mas que hoje são recorrentemente mais lembrados.
Finn Juhl, que nasce 3 anos anos antes de Hans wegner, formou-se em arquitectura e insistia em enfatizar que não era especialista em design de mobiliário. Afirmou diversas vezes que, como designer de mobiliário, era um mero e simples autodidacta.
Embora tenha deixado diversos trabalhos de arquitectura, dá-nos uma excelente contribuição como designer de interiores e equipamento.

Sofá Poeten, 1941

Em meados do século XX, o design made in Dinamarca era uma sensação que agitava a Europa e os Estados Unidos. Nessa altura os dinamarqueses começaram a importanr grandes quantidades de madeira de teca das Filipinas, para construir mobiliário. Este material de dureza e alta qualidade depressa se tornou o preferido dos designers e assim nasceu o estilo teca dinamarquês.


Cadeirão Cacique, 1949

Em 1960, deu-se o reconhecimento definitivo do design dinamarquês numa exposição no Metropolitan, New York onde Finn Juhl participa.
O grande ano para Finn Juhl foi 1945, quando funda o seu atelier e quando é nomeado decano da Escola de Design de Interiores de Copenhaga.




Para mais: www.onecollection.com

Sem comentários:

Enviar um comentário