terça-feira, 19 de maio de 2009

Apartamento Lapa - Sala de Estar, 2009



Nesta sala de estar criaram-se vários ambientes que subentendem funções e utilidades diversas.
Existe sempre, em cada um dos ambientes, pelo menos um elemento que os torna coesos.
Nota-se mais uma vez o uso e abuso da mistura de cores e sentidos. Eclético! Dizia alguém...



O sofá grande e único é um Chesterfield original inglês em couro que se mistura com diversas poltronas e cadeiras com desenhos e estofos variados. Sobre o sofá grande encontramos duas almofadas forradas com tecido às riscas Ralph Lauren da Poeira.
Em cima do sofá temos um grande quadro pintado sobre o mesmo material do revestimento das paredes com o nome Palm Springs e um busto com o título Autoretrato ambos de Henrique Ferreira.




Junto à secretária temos uma poltrona lacada de branco, de seu nome Peacock, disponível na loja Área e um cadeirão de leitura dos anos 70 com estofo original em tons de ocre e verde seco.
À frente da mesma secretária existe outra poltrona em folha de bananeira, de nome Wilson, disponível na loja Área que faz a ligação do espaço de trabalho com a zona de estar propriamente dita. Sobre esta cadeira encontramos uma almofada forrada com um tecido alinhado grosso com desenhos de patos e plantas aquáticas estilizados, da Poeira.
A iluminação artificial desta sala é conseguida por dois candeeiros em faiança trabalhada dos anos 70, que se encontram sobre a mesa de pau santo dos anos 50 onde se colocaram os equipamentos de som e televisão, por um outro candeeiro em faiança alemão, também dos anos 70 colocado sobre a secretária e aindo por um candeeiro de pé sueco em cobre que está imediatamente ao lado do sofá Chesterfield.





Existem duas mesas de apoio na zona de estar, uma delas redonda branca lacada com o tampo em vidro fumado cinzento, original dos anos 60 que está colocada em frente ao sofá grande e outra mais pequena, contemporanêa, quadrada de metal lacado de branco e tampo em vidro que dá apoio à poltrona Wilson.
Os tapetes do Afeganistão cor caramelo integram este espaço tentando reduzir ao máximo o ruído para dar enfase ao mobiliário e à decoração da sala, disponíveis na loja Pátria.




Na zona de trabalho podemos ver três estantes em azinho dos anos 70, da marca portuguesa Forma, onde se dispõem vários livros e peças de decoração. Destacam-se as duas jarras em vidro desenhadas por Kjell Engman para a Kosta Boda, disponíveis na loja Pátria e também as peças desenhadas por Jonathan Alder da loja Área.


Ao fundo, nas janelas e por oposição às grandes estantes resolve-se a quebra da luz intensa com uns estores em madeira com acabamento no mesmo tom presente na gaiola pombalina e também nas estantes em mogno.
Quanto ao revestimento das paredes, é conseguido com palpel de parede em palhinha da Elitis cor caramelo que assenta num lambrim cinza esverdeado.



Obrigado Maria Baeta pela ajuda e compahia na produção deste post.

Divirtam-se com este espaço, é uma sugestão!

5 comentários:

  1. Já disse pessoalmente, mas reforço: Gosto muito do teu estilo!
    Relativamente ao blog, acho que não deves deixar de misturar texto e imagens (intercalados), como fizeste nas inserções anteriores. Tudo junto fica pesado.
    Acho que podias jogar com 2 tipos de texto sobre as imagens. Um texto mais "poético", curto, sobre aquilo que vem de dentro e está reflectido nas composições. E um outro mais descritivo e técnico, como o que já existe agora. Tu escreves bem. Solta isso para o blog. Põe mais Henrique! Tu começas por ser contra, cara..o! Não te esqueças.

    E temos que nos mexer!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas tuas palavras amigo.
    Podes ver que já segui parte da tua sugestão.
    Quanto à proza poética fica para mensagens futuras.
    Às vezes a voz cale-se a si mesma como se ficasse retida num frasco muito bonito de vidro que vale a pena ver, só por si.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Mensagem de Valentim Quaresma, 24 de Maio de 2009

    Ola Henrique,

    Estive a ver o teu blog com mais atenção e gosto, para alguém que está a começar tens um sentido estético muito bem definido e acho que principalmente sabes o que não gostas o que acho que é mais importante devido à abundância de coisas que se fazem.
    Sempre conheci pessoas que a certa altura abandonaram uma profissão para abraçar outra com mais paixão, outras tentaram conciliar as duas... Acredito que com o teu sentido de humor (que é uma óptima ferramenta de trabalho) pudesse ser um desafio (ou exercício) tentares algo do género, aproveitares a tua grande experiência na área da saúde aliada à decoração...
    Gostava muito de ver a tua visão nesse campo...

    Abraço

    Valentim

    ResponderEliminar
  4. Olá!!

    Pois é, parece que afinal até vais mesmo de te dedicar à Decoração de Interiores.... Gostei imenso do que vi e acho que não deves desperdiçar o entusiasmo e jeito com que decoras. Não deves sobretudo deixar passar o tempo sem que te dediques a algo que te dá tanto prazer e que, por acaso, até fazes coisinhas giras.

    Fica desde já combinado que quando tiver uma minha casita nova junto-te a ti e à minha irmã para a decorar, boa?

    Beijoquinhas grandes e BOA SORTE nesta aventura!!

    Inté!!!!!
    Gui

    ResponderEliminar
  5. adoro a mesa a casa esta um espanto so falta mesmo e o metro na linha fuschia proxima estaÇao casa do henrique
    adoro

    ResponderEliminar