segunda-feira, 1 de junho de 2009

Apartamento Lapa - Sala de Jantar e Entrada, 2009

Em oposição ao ambiente acolhedor da sala de estar foi criado, na entrada principal deste apartamento no coração da Lapa, um espaço menos preenchido deixando viver em pleno a solução criada para o revestimento das paredes e para o pavimento.
À semelhança de outras divisões deste apartamento o pavimento de solho corrido original foi recuperado de modo ser vivido em pleno a textura e a cor do material utilizado.

Nas paredes encontramos um labrim à altura das portas de duas folhas lacadas de branco mantendo assim uma integridade cromática e um fio condutor em todas as portas do apartamento. Em cima deste lambrim e até ao tecto as paredes foram revestidas com um papel de parede em tom caramelo com um padrão de repetição, pequeno que acentua o pé direito nesta entrada e se repete da mesma forma no corredor que se segue a ela e orienta o espaço para as restantes divisões do apartamento. Este papel de parede da Cole & Son, de seu nome Cordoba da coleção de Charlie Wilson, está disponível na Poeira.

Nesta entrada a simplicidade do espaço permitiu-nos usar peças que são só por si bastante marcantes. É exemplo disso a credência estilo império, século XIX que se conjuga apenas com uma cadeira de fundo em palhinha estilo inglês.
Sobre a credência vivem dois solitários de vidro dos anos 50, que têm a particularidade de serem desenhados como numa torção sobre um eixo imaginário conferindo a estas duas peças uma silhueta original e diferente dos solitários que habitualmente encontramos.
Em cima Mick Jager Year 94, série 1 e British Wallpaper conjugados com uma peça de talha dos finais do século XIX.


Uma porta de duas folhas que permanece aberta orienta o espaço em direção à pequena sala de jantar. As dimensões do espaço levaram a optar-se por um ambiente mais minimal onde encontramos apenas uma mesa em carvalho natural Ruskin da Habitat ladeada por quatro cadeiras também em carvalho natural Ruskin da Habitat.



Ao fundo e aproveitando o vão da janela está aí inserido um aparador com o tampo revestido a conchas e resina preta Capiz disponível na Loja Area.
A iluminação desta pequena sala é conseguida com um candeeiro com a forma de uma peça de xadrez, o cavalo, em pedra dos anos 70 e também com uma instalação de néon desenhando uma quadrícula na janela de nome Adivinha Quem Vem Jantar.



Sobre o aparador encontra-se uma boleira em estanho e dois azulejos portugueses do século XVIII. Pode ver-se o reflexo da janela no tampo brilhante deste aparador criando sempre imagens diferentes que tornam dinâmico este pequeno espaço de concepção mais simplista.

2 comentários:

  1. E o mais fantástico em todas as decorações por si feitas, é que para além de serem visualmente simplesmente arrebatadoras, são pensadas para serem vividas sem serem necessárias quaisquer alterações.

    P.C.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado P.C.
    Essa é de facto uma das minhas pedras basilares...
    Keep in touch...

    Henrique

    ResponderEliminar